quinta-feira, 4 de julho de 2013

Questões internas


O ser humano é tão difícil quanto qualquer labirinto que há no mundo! Quer prova maior que o cérebro humano ? Seus mecanismos, hormônios, lapsos, circulação... E pensarmos que somos assim usando tão pouco de nossa capacidade mental. Pois é, complexidade num nível além da nossa compreensão atual. Então, questiono até onde vale a pena entrar neste labirinto. Por excentricidade ? Para responder questões da vida? Do homem? Claro que sim. Mas quanto mais se descobre, mais se busca, é um interminável produtor de dúvidas. Mais uma vez vou registrar aqui, apenas o meu ponto de vista sobre algumas questões que pertencem a mim. Ontem fui na casa de uns amigos depois de um dia longo que estendeu a noite e resolvi relaxar por uns instantes, mas, o que aconteceu foi o reforço de um conflito interno, batendo de frente com outro. A questão da rodada era a Bondade. Uns viram e diz que as vezes as pessoas se aproveitam da bondade alheia, de fato, há pessoas assim. Mas ao meu ver, a lente cor-de-rosa não dura a vida toda, em um momento da vida, essa mesma pessoa que usou e abusou da vontade de alguém, vai realmente precisar, e não terá ninguém disposto a ajudar sem interesse algum, e vai ser neste momento, ah, este momento em que a mão vai para a cabeça e as questões se apresentam: - Oi, sou suas dúvidas, vim aqui te mostrar que nada é certeza e que vida não terminou, então vou continuar aparecendo muitas vezes. Na minha própria vida, eu ajudei no que pude algumas pessoas, veja bem, não sou famosa, não tenho riquezas, não sou boba... Simplesmente ajudei, por ajudar. E sabe o que me deixa feliz de verdade? Encontrar essa mesma pessoas muito tempo depois, e ela ainda se recordar de mim com carinho. E pelo menos pra mim, tudo seria melhor com as coisas circulando assim. Não custa, não arranca pedaço, não fere. Pelo contrário, renova, alegra, alimenta sua vontade de continuar assim. Para algumas pessoas, isso é simplesmente natural. Para outras não, infelizmente, algumas pessoas tem sim que passar por uma situação de extrema dificuldade, receber qualquer ajuda que for de uma pessoa estranha, sem pedir nada em troca, para poder olhar esse feito. Infelizmente acredito que a maioria das pessoas são assim! E acho que o que deveria ser realmente questionado é a Expectativa! Trabalhamos questões da vida com o nosso ponto de vista, e as vezes queremos que outra pessoa ( com outro ponto de vista, outras vivências, outras concordâncias) correspondam a nossa expectativa. A expectativa é traiçoeira ao meu ver. Em fazer você alimentar o que quer sem conhecer o outro lado, você alimenta, com as suas necessidades e vontades. Isso sim é egoísmo. "Ah, eu fiz isso por ela, ela tem que retribuir de tal maneira..."; e se não é o que se espera, é ingratidão. Ora, ingratidão por quê ? A necessidade é sua, a expectativa é sua, busque o que quer você, para seu próprio bem, ou correrá o risco de passar a vida inteira esperando algo das pessoas, e com isso, correrá também o grande risco de se frustrar outras tantas vezes mais. Trabalhe sua vida, vontades, necessidades, em torno de você mesmo! Ou será escravo da expectativa. Nem tudo depende unicamente de você. Concordo, mas ai é outra questão, para outra pauta, que se pesará para o outro lado da balança, conforme a prioridade mandar. Bom, é só pra se pensar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário